domingo, 11 de julho de 2010

O que já foi e o que ainda vem...

É certo que muitas vezes, os dias passam sem que tenhamos sequer a noção de quanto se passou... Prova disso são aqueles momentos em que você vira pra alguém e diz: "Nossa, parece que foi ontem...".

Há também, os dias que parecem durar eternamente, quando a cabeça não está suficientemente ocupada, ou pior, ocupada por pensamentos que a nada levam; são aqueles dias, famosos por dizermos: "Hoje dá 7:00 mas não dá 6:30!".

Claro que sempre dá pra se levantar a bandeira do "tempo relativo", ou da "ilusão do tempo". Um requer certa capacidade de abstração, pra entender que o tempo é diferente pra cada um e pra cada situação. O outro, a mesma capacidade de abstração, mas tem que ir ainda mais longe, esquecendo do rosto que vemos mudar na frente do espelho.

De qualquer forma, estar preso ao tempo é uma coisa demasiadamente humana. Animais não se preocupam se o ônibus vai atrasar. Se tem que estar em tal horário em tal lugar. Apenas vivem o que é dado viver.

Mas como vivemos presos nesse paradigma (inquebrável), regulamos a vida por Passado, Presente e Futuro.

O Mestre Oogway, do filme Kung Fu Panda, tem uma frase que eu acho fantástica e verdadeira (tudo bem, pode até ser de domínio público, mas eu conheci no filme...): "O Ontem é História, O Amanhã é um Mistério, mas o Hoje é uma benção... É por isso que o chamamos de Presente" ("Yesterday is history, tomorrow is a mistery, but today is a gift... that's why we call it Present").

Viver no passado, como dizem, é "coisa de Museu". Mesmo porque, não dá pra mudar o que já foi. Sejam erros ou falhas ou coisas que você queria ter feito diferente, nada disso vai voltar. Não adianta se arrepender ou sentir culpa,  não vai mudar. Nem te fazer alguém melhor.

Viver com os olhos pro futuro, também não faz maravilha nenhuma por você. Você se privando de coisas importantes que estão acontecendo agora, e muitas vezes, se esquece de que o futuro é feito HOJE. Quer saber o que você vai estar fazendo em 10 anos? Veja o que está fazendo agora. No mínimo, vai te dar uma noção (como diria uma pessoa muito querida) "bem boa".

Viver o hoje, por melhor que possa parecer, é complicado. Não porque seja o mais difícil, porque certamente não é, você está nele. Mas isso me faz lembrar de algumas figuras mitológicas com 3 faces (são figuras relacionadas à julgamento, tipo "Juízo Final"). Uma olha pra trás (Passado), outra pra frente (Futuro) e uma observa você.



Sim, eu sei... Mas é uma imagem arquetípica.


O ponto é: pensar naquilo que já foi, pouco traz de bom, a não ser a perspectiva do que JÁ FOI FEITO errado e que não deve ser repetido. E o que vem pela frente... À Deus pertence. Só vamos saber como agir quando chegar. Mas atentando para aquilo que vivemos HOJE, dá pra se ter uma idéia do que será.

É sabido de qualquer um que as coisas, por vezes, se tornam complicadas demais pra um só. E a vida às vezes traz uma impaciência, que só é desfeita quando o foco muda...

E por isso não adianta pensar no que já foi. Ou no que ainda vem. 

Em dados momentos, nem é bom pensar. Mas viver.

Porque a vida é pra ser vivida. 


2 comentários:

Gabriela P. disse...

É aquilo de fazer o que o coração manda, né?
Sobre observar o passado eu ia dizer o mesmo que você disse, de que só é válido para não repetir os mesmos erros. Porque como dizem, não adianta chorar o leite derramado, né?
Enfim.
Bela reflexão x)

Beijo

Anônimo disse...

Pensar faz mal. Dá pra às vezes apertar o "pause" e ir passear no mar? =]